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ALGUMAS DICAS PARA A SUA VISUALIZAÇÃO

Autor: ALGUMAS DICAS PARA A SUA VISUALIZAÇÃO
E-mail:
Enviado em: 02 de julho de 2009

1. Quando você estiver fazendo a sua visualização esteja longe do barulho e outras distrações para total concentração.

2. Sempre comece suas sessões de visualização com 3 ou 4 minutos de relaxamento completo, para deixar o seu corpo preparado para o "esforço mental".

3. Faça as suas imagens serem as mais reais possíveis, incluindo detalhes mínimos como cheiros, sons e sensações.

4. Pratique estando em ação.

5. Tenha um objetivo específico para cada sessão de visualização.

6. Enfatize o processo todo, não se limite a apenas o tempo ou a colocação a ser alcançada.

7. Pratique sempre o que você quer que aconteça e não o que você tenha medo do que possa acontecer.



VALORES QUE OS NADADORES APRENDEM NO ESPORTE

Autor: John Leonard
E-mail:
Enviado em: 02 de julho de 2009

1 - Atividade física
Todos os estudos até hoje apresentados dizem que a natação é o esporte mais completo que existe. Tal valor é incalculável desde as mais tenras idades para o resto de suas vidas.

2 - Autoconfiança
A prática dá ao jovem nadador a condição de enfrentar o desafio de superar-se diariamente, melhorando assim a sua auto-estima.

3 - Disciplina
Não existe boa técnica de estilo sem disciplina. Não há bom treinamento sem estrutura e isso é básico. Melhor do que a disciplina do trabalho é a autodisciplina.

4 - Trabalho de equipe
Natação é impossível se pensar como um "esporte individual". É muito difícil e duro para encarar assim. Os seus companheiros de treinamento lhe motivam, lideram, seguem e contribuem diariamente com você, isso faz ficar mais fácil.

5 - Espírito esportivo
Uma das chaves mais importantes no esporte é essa. Bons treinadores ensinam seus atletas a competir com pessoas e não contra pessoas.

6 - Ética
Não existe esporte que requeira mais esforço físico do que natação. Os atletas ao longo de suas carreiras aprendem que os seus próprios esforços irão refletir nos seus próprios resultados.

7 - Recompensa em longo prazo
O que você faz no treino de hoje, na semana, no ano, irá se refletir lá na frente no seu maior objetivo. Nadadores aprendem a aceitar que os resultados levam tempo para se desenvolver.

8 - Aprender a utilizar o seu tempo
Nadadores são conhecidos como os atletas de melhores notas na escola. Porquê? A resposta é que devido ao grande tempo dispendido em treinamentos não sobra muito tempo para os alunos que acabam administrando este tempo de forma adequada para os resultados escolares.

9 - Dedicação
Nadadores aprendem que não podem fazer todas as coisas ao mesmo tempo, mas aprendem também que com a dedicação ao esporte conseguirão resultados mais à frente. Isto também pode ser chamado de concentração ou objetivos.

10 - Habilidade
O meio aquático é um meio diferente do nosso natural meio de vida. Por conta disso, nadadores aprendem a desenvolver extrema atenção na melhora da técnica e sensibilidade, isso os fará nadar mais rápido. São pequenos detalhes que são levados para o resto da vida.

11 - Amizade e respeito
Você talvez não "ama" os seus companheiros de treino todos os momentos. Mas você aprende a respeitá-los, especialmente pelo esforço durante o programa. Você também leva do esporte amizades que valerão para o resto de suas vidas.

12 - Traçar metas
Nadadores desde cedo aprendem a medir seu sucesso e traçar novos objetivos para se auto motivar.

13 - Igualdade entre os sexos
Isso você aprende no treinamento e vê que uma mulher é capaz de suportar qualquer programa de treinamento muitas vezes até a frente de muitos homens.

14 - Apreciar a ajuda do seu grupo de apoio
Seus pais o colocam e o mantém na natação. Treinadores ajudam a inspirar você. Seus companheiros dividem o duro trabalho diário. Tudo isso você leva para o resto de sua carreira.

15 - Coragem
Cada nadador quer ser um herói dentro da sua raia, e isso todos os dias. Todos os dias eles tem a oportunidade de mostrar sua coragem nos treinamentos. Coragem é um elemento a ser desenvolvido e a natação faz isso muito bem.

16 - Compaixão
Todos os nadadores estão sujeitos ao fracasso. Quem é nadador sabe como é se sentir após um resultado negativo. Eles aprendem a superar isso e como é bom receber o apoio de todos que estão à sua volta. Nesta hora eles conseguem se reerguer e seguir em frente rumo aos seus ideais.




10 ESTRATÉGIAS PARA VENCER

Autor: Leonardo Delgado
E-mail: aquabarra@sapo.pt
Enviado em: 02 de julho de 2009

1) ESTEJA PREPARADO FISICAMENTE
Não há dúvida de que esta é um dos mais importantes aspectos da natação competitiva. Se você não está pronto fisicamente, simplesmente não está pronto! Você não conseguirá bons resultados se não estiver com uma boa base aeróbica principalmente quando estiver se preparando para uma competição que envolva várias provas, entre eliminatórias, semi-finais e finais durante vários dias.
A preparação física no seu treinamento deve ser mais forte para o treinamento do que as demandas físicas a serem utilizadas em competições.

2) ESTEJA PREPARADO MENTALMENTE
A preparação mental é fundamental para a conquista dos bons resultados. As pressões e emoções de grandes competições podem até destruir um nadador bem preparado fisicamente. A verdade é simples: competições são somente outra prova a ser disputada.

3) PREPARAÇÃO TÉCNICA
Competições são decididas em frações de segundos. Os atletas devem se preparar para os mínimos detalhes que durante as pressões naturais da competição serão mais difíceis de serem executados do que em treinamento. Para isso você deve criar hábitos positivos nos treinamentos que lhe darão a segurança técnica competitiva.
Se você não encarar isso com seriedade durante o treinamento sua técnica competitiva sofrerá e muito.

4) PREPARAÇÃO ESTRATÉGICA
Tática e estratégias são elementos fundamentais para resultados de alto nível. Você deve ter um plano de prova além de estar preparado para enfrentar os adversários que podem ser conhecidos ou não. Ter a capacidade de trocar de velocidade durante a prova também é outro elemento importante a ser trabalhado. O ritmo respiratório também faz parte deste aspecto.

5) ESTAR PRONTO PARA O PIOR
Se as coisas não estiverem exatamente como você planejou você tem de ter desenvolvido habilidade para se adaptar a qualquer outra situação e administrar as dificuldades. Exemplos de situação de ter de competir sem aquecimento, ou sem piscina de soltura, atraso nos vôos antes da competição ou até mesmo perda de seu material competitivo.
Situações que devem ser plenamente previstas e que mesmo que não estejam de acordo com o plano inicial você deve ter a capacidade de reagir e agir na direção correta.

6) USE COMPETIÇÕES MENORES COMO TREINAMENTO
As competições durante o ano têm uma importância muito grande na sua preparação para a grande competição da temporada. Durante as competições menores você terá a oportunidade de testar inúmeras situações e tirar as suas conclusões para a melhor preparação visando a competição principal.
Exemplos de fazer aquecimento fora da água, comer ou beber durante as provas e sentir como seu corpo reage, praticar diferentes técnicas de soltura e alongamento, além do aquecimento mais apropriado para a competição. Técnicas de ritmo e até mesmo estratégias competitivas devem ser testadas nestes eventos.

7) DESENVOLVA DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA AQUECER
Todo mundo sabe que um bom aquecimento faz muita diferença na busca de resultados de alta qualidade. Mas também não faltam histórias de resultados espetaculares em atletas que não puderam sequer aquecer.
Encare isso com naturalidade e desenvolva opções para a sua competição principal.

8) RECONHEÇA O TERRENO
Treinar na piscina da competição pelo menos um dia antes do evento é fundamental. Reconhecer o terreno é checar a área onde você irá ficar, a distância dos locais onde você vai estar, o bloco de partida, a borda e o nível de água, além das marcas de fundo da piscina.

9) CONTROLE O CONTROLÁVEL
A maior responsabilidade pela performance pertence a você. Você deve estar preparado suficiente para administrar o descanso apropriado, alimentação e estratégia de recuperação entre as provas e dias a serem nadados. Muitas vezes não é o melhor nadador que vence e sim o que está melhor preparado.

10) APRENDA A DESFRUTAR DAS SUAS EXPERIÊNCIAS
Confiança e tranqüilidade da atmosfera competitiva é proveniente da sua preparação. Você deve ir para a competição sabendo que você se preparou de forma adequada, estar ciente da dificuldade e dos desafios que irá enfrentar, ter controle total sobre você mesmo, ter conhecimento dos adversários que irá enfrentar e dos eventos que irá participar. Aprenda a relaxar e aproveite desfrutando de tudo isso.




10 DICAS PARA VOCÊ PAI/MÃE CUIDAR DO SEU FILHO NADADOR

Autor: Leonardo Delgado
E-mail: aquabarra@sapo.pt
Enviado em: 02 de julho de 2009

Por Dr. Keith Bell, um dos maiores especialistas em psicologia esportiva nos Estados Unidos, autor de vários livros e grande sensação nos clubes de natação americano com suas palestras. Saiba mais dele visitando o seu site www.swimdoc.com

1 - De a seu "nadador" as melhores oportunidades disponíveis.

2 - Ajude e auxilie o seu "nadador".

3 - Crie e mantenha um ambiente positivo na sua casa.

4 - Deixe sua criança ter a sua própria natação, e dela, não e sua.

5 - Faca contribuições, ajude ao time que recebe seu filho.

6 - Ame e aceite sua criança sempre! Critique os atos, mas jamais seu "nadador".

7 - Faca a natação ser um bom e saudável elo de ligação entre o nadador, treinador e você pai/mãe.

8 - Deixe o treinador treinar!

9 - Demonstre seu interesse pela natação competitiva. Incentive seu nadador jogar para vencer, mas jamais esquecer que ao não vencer ele não pode desistir.

10 - Fale para seu "nadador" se divertir, natação e algo divertido!




MENSAGEM DE FERNANDA KELLER

Autor: Aynoã dos Reis
E-mail:
Enviado em: 25 de janeiro de 2008

 

O caminho da determinação é para poucos.

É difícil resistir aos prazeres imediatos em função de um objetivo a longo prazo.

É por isso que muitas pessoas tem dificuldades de largar o cigarro, de emagrecer, de cultivar hábitos de vidas saudáveis.

A conquista de um alvo exige dedicação, sacrifícios, suportar dores, ultrapassar incômodos deixar de freqüentar eventos e restringir o círculo de familiares e amigos, que demanda investimento de tempo.

É por essa razão que a maioria das pessoas usam atalhos, como investir nos relacionamentos para ajudar a superar obstáculos, e se preocupa menos com o esforço pessoal.

No caso de um atleta, não possui atalhos é ele ou ele.

O fato é que é preciso equilibrar a vida pessoal e a profissão para não entrar em conflitos.



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