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FRASES E MENSAGENS

Autor: Leonardo Delgado
E-mail: aquabarra@sapo.pt
Enviado em: 04 de julho de 2009

“O acesso para o sucesso está através da mente" (Jack Nelson, Fort Lauderdale Swim Team)

“A primeira coisa que o atleta deve fazer é acreditar em si mesmo. Essa é a lição número 1” (Paul Bergen)

“Só não existe o que não pode ser imaginado” (Murillo Mendes)

“Se você não acredita em si mesmo, você não vence” (Alexander Popov)

"As possibilidades são inúmeras para quem acredita em si mesmo"

“Você deve estar envolvido com o seu destino” (Peter Malone)

"As conquistas são alcançadas com 3 palavras mágicas: empenho, otimismo e foco”.

"Nada é mais positivo do que a superação de um resultado"

"Precisamos elevar nossa intuição para poder ver aquilo que nem sempre nossa mente consegue compreender"

“Campeões são aqueles que permanecem treinando até fazerem a coisa certa”.

“Uma jornada de mil quilômetros começa com um passo” (THAO)

“Comece fazendo o necessário, depois faça o possível, e quando você se der conta estará fazendo o impossível” (São Francisco de Assis)

"Acima do homem que salta, há o homem que voa”.

“Treinamento e dor estão diretamente relacionados, vence quem a suporta mais”.

"Vivo porque existo, existo porque sofro, sofro porque luto, e luto porque quero vencer”.

“Não importa o quanto você bate, e sim o quanto agüenta apanhar” (Rock Balboa”)

“Quando se quer muito alguma coisa… A natureza conspira a seu favor”.

“Noventa por cento do sucesso se baseia simplesmente em insistir” (Woody Allen)

“Só existe um lugar aonde sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário”(Lair Ribeiro)

"A vida se expande ou se encolhe de acordo com a nossa coragem" (Anais Nin)

“Dê o melhor de si, o que tiver de acontecer será para melhor” (O Vivian)

“A persistência é o caminho do êxito” (Charles Chaplin)

“Estar preparado já é meia vitória” (Cervantes)

“A persistência é o fator primordial para se realizar uma tarefa” (Ramalho Campelo)

“A história não fala dos covardes” (Urubatão Calvo Nunes, técnico de futebol)

“Ganhar é fácil, difícil e você se manter ganhando”.

“Quem disse que é mais importante competir do que ganhar é porque nunca teve a oportunidade de vencer” (Alexandre Pussieldi, 1995)

“Todo nadador que se preza prefere vencer” (Paulo Frischnet, treinador português)

“Em qualquer situação, a vantagem está do lado de quem sorri” (Provérbio chinês)

“Quem nunca subiu numa montanha, não conhece a planície” (Provérbio chinês)

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo, com mais inteligência” (Henry Ford)

“A satisfação está no esforço e não apenas na realização final” (Mahatma Ghandi)

“O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre” (Shakespeare)

"As pessoas devem aprender a competir COM os outros e não CONTRA os outros"




SENTINDO-SE PRONTO PARA A COMPETIÇÃO

Autor: Leonardo Delgado
E-mail: aquabarra@sapo.pt
Enviado em: 02 de julho de 2009

COMO É QUE EU VOU ME SENTIR PRONTO PARA COMPETIR?

Artigo do australiano Wayne Goldsmith, Moregold Swim Centre, Albury NSW, Australia tradução de Alexandre Pussieldi.

Aquecer é algo que todos os nadadores fazem para nadar melhor. Porque aquecer?

Se analisarmos os fatores científicos iremos encontrar várias razões que justificam o uso do aquecimento:


• Aumenta a temperatura corporal
• Aumenta a freqüência cardíaca
• Aumenta a pressão sanguínea
• Aumenta a energia produzida pela atividade enzimática

Algumas outras observações foram encontradas pelo uso do aquecimento:


• Aumenta a confiança do nadador ao sentir a água propriamente dita, temperatura, viradas, bandeirolas, blocos e condições gerais (incrementando a familiaridade com as condições da prova)
• Aumenta a preparação para a prova sob a forma específica de séries, ritmo, parciais e velocidade, além de estratégias de nado.

Outra grande intenção do aquecimento é fazer o seu corpo estar PREPARADO para executar a prova da melhor forma possível. Quantas vezes o seu treinador ou seus companheiros de equipe lhe perguntaram antes da sua prova: "Você está PRONTO?". Mas o que esse PRONTO quer realmente dizer. Como você pode identificar que está PRONTO ou não tão PRONTO para executar o seu melhor.

• Alguns nadadores gostam de sentar com seus amigos ou família, divertir-se de forma descontraída para ajudar a afastar a tensão e se sentirem PRONTOS.

• Alguns nadadores preferem o oposto, eles precisam de paz e estar quietos longe de tudo para concentrarem-se e fazerem o seu melhor.

• Outros gostam de escutar música, alguns lêem, uma pequena caminhada, alguns conversam, outros chegam até a fazer pequenas corridas. Existem muitas formas que os nadadores se preparam para as suas provas.

• A chave para um efetivo aquecimento é saber qual o seu pessoal sentimento de estar PRONTO para a prova.

• Não faz sentido se preparar durante meses e meses, se comprometendo com o treinamento e trabalhando duro, tendo boa nutrição e chegar no final sem saber o que é estar preparado para a sua prova.

• Um simples caminho para aprender quando você está PRONTO é escrever algumas coisas que você gosta de fazer na sua rotina pré-competitiva. Coisas simples como a qualidade e a quantidade de seu sono, seu café da manhã, seu alongamento, e o seu próprio aquecimento. Tal tipo de atividade lhe dá mais confiança e faz você saber ao certo o que tens de fazer no grande dia.

• Na sua próxima competição, mesmo que não seja importante, tente escrever isso e discuta com seu treinador os resultados das suas impressões.




DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Autor: Alex Pussieldi
E-mail:
Enviado em: 02 de julho de 2009

Charlene Boudreau manager do Sport Science Laboratory da USA Swimming traz algumas dicas especiais para a nutrição dos nadadores especialmente antes das competições e durante elas. Confira:

1. Manutenção preventiva

O que você come diariamente vai afetar diretamente a sua performance dia-a-dia. Siga as linhas propostas para uma adequada nutrição: 60% carboidratos, 15% proteína e 25% gorduras. Escolha uma variedade de alimentos dos 5 grupos de nutrição e você terão as vitaminas, minerais e a energia que você precisa para a sua performance diária.

2. Preparação especializada

Cerca de 2 a 3 dias antes da competição, dedique-se mais a comer carboidratos, especialmente os complexos, de alta concentração glicemia (pães, massas, cereais, arroz...) e uma menor quantidade de proteína. Mantenha a gordura consistente e não altere com grande intensidade a sua dieta.

3. Detalhes de último minuto

Não deixe todo o seu trabalho duro ser desperdiçado. Vá para a sua competição nutrido. Tenha um pequeno lanche na noite anterior com carboidratos e sempre acompanhado de grande quantidade de água, o dia todo, todo dia. Pela manhã, beba bastante fluidos para se manter hidratado durante o dia e coma o que o seu estômago for tolerar. Um pequeno lanche de carboidratos até uma hora antes da competição também é pode ajudar. Isso pode ser duas torradas com geléia e um copo de suco, algumas bananas ou mesmo barras energéticas. E não esqueça: ÁGUA!

4. Hora da competição

A concentração no dia da competição não pode deixar você esquecer de manter o seu corpo nutrido até a hora da prova ou durante uma competição com várias provas. Aí vão algumas dicas de última hora:

Uma hora ou menos da prova ou entre eventos

Alimentos de alta concentração de carboidratos com baixo índice glicêmico (sucos de frutas, bananas, bolachas sem sal, bebidas energéticas)

De uma a duas horas entre os eventos

Sólida alimentação de carboidratos de moderado a alto índice de concentração glicêmica. (granola, sucos de frutas, pães, bebidas energéticas).

Mais de duas horas entre os eventos

Sólida alimentação de carbohidratos de alto índice glicêmico com alguma proteína inclusa. (iogurtes, pães com geléia, sanduíches de peru, leite, bebidas energéticas).




DICAS DE COMO OBTER AUTO-MOTIVAÇÃO

Autor: Víctor Mario Maia. E.
E-mail:
Enviado em: 02 de julho de 2009

Primeiro. Estabelece um objetivo definido, com um prazo determinado para sua consecução. Fixa metas imediatas e realistas. Os objetivos vagos e gerais não servem. Sei específico nas finalidades. As escreva em um papel ou caderno e leva este sempre em cima. O mero estabelecimento de objetivos definidos servirá para iniciar o processo de motivação.

Segundo. Desenvolve um plano de ação especifico para obter passo a passo seus objetivos. Enumera todos os obstáculos que possam opor-se. Elabora um plano específico, jornal, semanal, mensal e progressivo.

Terceiro. Cultiva um desejo veemente de obter seu objetivo usando este plano. Pode identificar seu desejo de alcançar o objetivo, te fazendo estas duas perguntas: Vale a pena obter esses objetivos? Se sua resposta for afirmativa, então você tem um desejo genuíno e sincero de alcançar o êxito. Quando seu reconhece os benefícios que pode obter alcançando suas metas, está “acumulando“ desejo automaticamente. À medida que seus desejos se fortalecem, sua personalidade adota uma atitude dinâmica que possibilita cada vez mais o lucro de seus objetivos.

Quarto. Conserva uma fé inquebrável em ti mesmo e em sua preparação para alcançar suas metas mediante o cumprimento rigoroso de seu plano de ação. Deixa a um lado a modéstia e feixe uma lista dos atributos positivos que você possui. Logo estuda a vários nadadores de sua mesma especialidade que tenha triunfado. Observa as qualidades que os levaram a êxito de suas metas. Faz uma lista destas qualidades e as compare com as tuas: assombrará-te das similitudes.

Quinto. Desenvolve uma vontade de ferro para eliminar qualquer obstáculo que se imponha entre você e o lucro de seus objetivos. Cumpre seus planos apesar das circunstâncias, os obstáculos, critica-as, o que outras pessoas digam, pensem ou façam, Se os lucros que pretende alcançar são valiosos para ti. Toda pessoa que se interponha te demonstra pouco interesse em te ajudar a consegui-lo.

Sexto. Não compartilhe suas ânsias de triunfo com gente negativa, com aqueles que se oponham a sua conduta encaminhada a obter sua meta. te relacione com pessoas que tenham “mentalidade de êxito“.

Sétimo. Aprende da derrota. Quem nunca foi vencido, nunca encontrou forte oposição. Da derrota algo bom pode extrair-se, embora só seja o exemplo do que não deve fazer-se.




10 DICAS PARA TORNAR UM JOVEM NADADOR MAIS CONFIANTE

Autor: Alex Pussieldi
E-mail:
Enviado em: 02 de julho de 2009

Dicas extraídas do Boletim da ASCA edição 10 de 2002 com excelentes normas para treinadores das categorias inferiores e pais de atletas. Tradução de Alex Pussieldi.

1. Ajude seu jovem atleta na focalização e escolha dos objetivos além de guiá-lo no processo para obtenção deles.

2. Faça o jovem nadador assumir um compromisso com o esporte, com o clube, com o treinador e acima de tudo com ele mesmo.

3. Faça com que a experiência tenha sucesso, não somente em resultados esportivos, mas como um todo na formação geral da criança.

4. Deixe a criança aprender com as falhas, derrotas e até com o fracasso, isso os fará aprender o caminho exato para o futuro sucesso.

5. Evite comparações com outros atletas, irmãos, parentes ou amigos.

6. Saiba reconhecer e elogiar os esforços e não somente as vitórias.

7. Mantenha sempre acompanhando estes esforços e sendo positivo nas críticas e opiniões.

8. Encorage o jovem nadador a tomar decisões importantes por conta própria, crie o espírito da independência e o ajude para isso.

9. Faça com que ele assuma responsabilidade pelo programa, treinamentos e resultados.

10. Faça com que o jovem nadador seja consistente e acima de tudo se divirta!



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